A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), está localizada na cidade de Florestal, Minas Gerais, é uma escola de ensino em nível médio e técnico, vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV). O campus possui uma área de cerca de 1.540 hectares, localizados na região Metropolitana de Belo Horizonte.
Inaugurada em 26 de abril de 1939, como Fazenda Escola de Florestal, que era destinada à formação de capatazes e administradores de fazendas, bem como ao oferecimento de cursos rápidos aos fazendeiros. Mas, em 1943, a instituição, à época subordinada ao Departamento de Ensino Técnico da Secretaria da Agricultura, ganhou outra função: abrigar menores e ministrar ensino primário e profissional agrícola. Quatro anos depois, foi transformada em Escola Média de Agricultura de Florestal (EMAF), que iniciou suas atividades em abril de 1949, com o curso médio de Agricultura, cujo objetivo era formar técnicos agrícolas. Em 1955, a escola foi incorporada à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (UREMG) e, em 1969, à UFV. O campus passou, então, a ser denominado Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF) em 1981, quando oferecia apenas cursos de nível técnico.
A partir de 2006, a instituição, passou por ampliação em número de vagas e pela criação de novos cursos. Tal crescimento se deu em função da política do governo federal de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior, por meio do Programa de Expansão I de 2006 e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais (REUNI) em 2007, aos quais a UFV aderiu.
Com isso, a CEDAF, que atua como escola técnica vinculada à UFV - Campus Florestal, aumentou o número de vagas e cursos, além de oferecer também o ensino médio. Atualmente, oferecemos os seguintes cursos técnicos:
-
Agropecuária (desde 1975),
-
Alimentos (desde 1999),
-
Eletrônica (desde 2011),
-
Eletrotécnica (desde 2011),
-
Hospedagem (desde 2006) e
-
Informática (desde 1999).
Vale lembrar que a CEDAF já formou aproximadamente seis mil profissionais em seus cursos técnicos.
Em 2008, o Campus Florestal iniciou a oferta de seus dois primeiros cursos superiores:
-
Tecnologia em Gestão Ambiental e
-
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Para manter a tradição e a qualidade, a UFV-Florestal está em constante crescimento no que diz respeito aos recursos humanos e à infraestrutura. Apesar da recente criação dos cursos superiores, a UFV-Florestal apresenta uma antiga história ligada ao ensino técnico. Assim, o campus possui reconhecida competência na formação de profissionais e desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área de Ciências Agrárias. E, agora, vem se desenvolvendo a formação multidisciplinar e inovadora, alicerçada na experiência da UFV e adaptada ao contexto regional.
Atualmente, são oferecidos dez cursos superiores, sendo eles:
-
Administração (desde 2011),
-
Agronomia (desde 2010),
-
Ciência da Computação (desde 2012),
-
Engenharia de Alimentos (desde 2010);
E as licenciaturas em:
-
Ciências Biológicas (desde 2009),
-
Educação Física (desde 2010),
-
Física (desde 2009),
-
Matemática (desde 2009) e
-
Química (desde 2009),
-
Tecnologia em Gestão Ambiental.
Há, ainda, na instituição, cursos de pós-graduação stricto sensu, como o mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários e os mestrados profissionais em Matemática em Rede Nacional e Educação em Ciências e Matemática.
Corpo discente
833
matrículas ativas
Corpo docente
50
professores
e professoras
Corpo técnico-administrativo
187
servidores
e servidoras
Cursos ofertados
-
Ensino técnico
-
Alimentos
-
Agropecuária
-
Eletrônica
-
Eletrotécnica
-
Hospedagem
-
Informática
-
-
Ensino superior
-
Administração
-
Agronomia
-
Ciência da Computação
-
Engenharia de Alimentos
-
Gestão Ambiental
-
Licenciatura em Ciências Biológicas
-
Licenciatura em Educação Física
-
Licenciatura em Física
-
Licenciatura em Matemática
-
Licenciatura em Química
-
-
Pós-graduação
-
Pós-graduação em Matemática (stricto sensu)
-
Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (stricto sensu)
-
Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
-
Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
-
Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários
-
Gestão
Antônio César Pereira Calil
Diretor geral
Graduado em Agronomia (1979), mestre (1983) e doutor (1995) em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. É professor da casa desde 1990. É também instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), desde 2005. Foi presidente do Condetuf entre 2009 e 2012 e entre 2015 e 2018. Sua área de interesse é a produção vegetal.
Demetrius David da Silva
Reitor
Rejane Nascentes
Vice-reitora
Destaques
UFV Florestal mantém um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Desde 1995, são ofertados cursos com programações trimestrais, em fazendas, empresas agropecuárias e escolas de ciências agrárias, além de cursos dentro do campus UFV-Florestal.
Outras instituições também atuam como parceiras da UFV Florestal. Dentre elas, Emater, secretarias municipais de Meio Ambiente, associações rurais e prefeituras.
Semana do Produtor Rural
A Semana do Produtor Rural acontece desde 1969 e é o maior evento de extensão da Universidade Federal de Viçosa Campus UFV – Florestal.
Promovida pela Diretoria de Extensão e Cultura, tem o objetivo de oferecer qualificação ao produtor rural por meio de cursos e palestras com professores e especialistas em áreas de interesse do produtor, visando à melhoria da qualidade de vida e a produtividade.