COLUN
O Colégio de Aplicação e Escola Técnica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), denominado Colégio Universitário (COLUN), foi criado através da Resolução nº 42, de 20 de maio de 1968, pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Maranhão.
O COLUN funciona como uma Instituição de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), que oferece cursos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio regular, Ensino Médio Técnico integrado e subsequente.
Na estrutura organizacional da UFMA, o Colégio Universitário é uma unidade de ensino ligada à Pró-Reitoria de Ensino, que confere autonomia de gestão da escola, viabilizando a qualidade do ensino ofertado, já reconhecida pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O COLUN iniciou suas atividades no Palácio Cristo Rei com o objetivo de contribuir na preparação para o ingresso nos estabelecimentos de ensino superior e oferecer o ensino diversificado, nas áreas humanística, de saúde e tecnológica. Com a reforma do seu regimento interno, em 1972, o COLUN se tornou campo de estágio para experimentação e aplicação do Curso de Pedagogia da UFMA.
A primeira transferência da escola ocorreu em 1974, tendo funcionado no Centro de Estudos Básicos (“CEB Velho”) e nos prédios “Pombal” e “Pimentão”, no Campus do Bacanga. Importante destacar que através do parecer nº 98/77, processo nº 328, de 18.03.77, foi solicitada a autorização de funcionamento dos cursos técnicos, a nível de 2º grau, com as habilitações profissionais de assistente de administração, secretariado e estatística.
Em 1980, por meio do convênio entre a UFMA e a Secretaria de Estado da Educação, o COLUN transferiu-se para o bairro da Vila Palmeira. Com uma ampla estrutura, passou a funcionar em dois prédios contíguos, sendo um para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio e Técnico.
Após certo período de funcionamento, uma das novidades apresentadas pelo Colégio Universitário foi possibilitar a iniciação do trabalho no núcleo de produção, através das suas oficinas de:
-
marcenaria
-
jardinagem
-
técnicas agrícolas
-
serralheria
-
serigrafia e
-
educação para o lar
Nesse contexto, foram introduzidas as habilitações básicas, bem como a formação especial para a preparação para o trabalho. Também houve a implementação de atividades culturais que visam não somente o aspecto lúdico e artístico, como também o educativo, e que são desenvolvidas em projetos como:
-
capoeira
-
ginástica rítmica
-
banda e
-
coral
No final da década de 1980 as políticas de austeridade fiscal e a consequente falta de verbas para as universidades federais colaboraram para o aprofundamento dos problemas estruturais do Colégio Universitário e o prédio na Vila Palmeira foi se deteriorando progressivamente. Surgiu o projeto de uma nova migração para o campus da UFMA, no Bacanga, iniciada em 2006.
Hoje o Colégio Universitário ocupa espaço na Cidade Universitária e conta com salas climatizadas, laboratórios, auditório, biblioteca, quadra de esporte e sala de recursos multifuncionais, além de outros ambientes.
Nossos cursos abrangem as mais diversas áreas de conhecimento:
-
Ciências da Natureza
-
Ciências Humanas
-
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e
-
Matemática
Sobre os três cursos técnicos que a escola oferece atualmente, eles foram criados em 2002, conforme o parecer CNE/CEB nº16/99, que trata das diretrizes curriculares da educação profissional de nível técnico.
Como resultado do trabalho desenvolvido, o COLUN e nossos estudantes já foram agraciados com premiações em Feiras Brasileiras de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT) e em Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia, além do destaque para resultados positivos do IDEB e ENEM no estado do Maranhão em relação às escolas públicas, e para as experiências bem sucedidas em projetos de intercâmbio e visitas técnicas.
Corpo discente
Corpo docente
Corpo técnico-administrativo
678
matrículas ativas
51
professores
e professoras
23
servidores
e servidoras
Cursos ofertados
-
Ensino médio
-
Administração (técnico integrado)
-
Meio Ambiente (técnico integrado)
-
-
Ensino técnico
-
Enfermagem
-
Gestão
Paulo Sérgio Castro Pereira
Diretor
Graduado em História e Letras Pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto SEDES Sapientiae-SP, mestre em Ciências Sociais, pela UFMA. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Professor EBTT do Colégio Universitário desde 2010, leciona a disciplina de História, possui vários artigos publicados sobre ensino e aprendizagem, cultura e religiosidade popular e sobre gênero e diversidade na escola.
Jaldyr de Jesus Gomes
Varela Júnior
Coordenador da Educação Profissional
Graduado em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestre em Química (2006), doutor (2011) em Físico-Química e pós-doutor em Química Quântica Computacional (2015) (IQSC/USP). Membro da Sociedade de Astronomia do Maranhão. Professor do Colégio Universitário desde 2009, tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Quântica, Teoria do Funcional da Densidade (DFT), Química Quântica Computacional e Modelagem Molecular.
Natalino Salgado Filho
Reitor
Marcos Fábio Belo Matos
Vice-reitor
Destaques
Mostras científicas e pedagógicas como ferramentas de construção e socialização do conhecimento
Na sua trajetória, o COLUN vem promovendo diferentes mostras, que estimulam a construção e a socialização dos conhecimentos científico, artístico e pedagógico. A construção do seu percurso histórico é marcada pela realização de exposições e mostras que apresentam o trabalho de pesquisa, construção e sistematização do conhecimento em diferentes áreas, privilegiando o espaço de contato com a comunidade escolar e participação ativa dos educandos.
Pesquisa, experimentação, expressão e criação do pensamento sensível, artístico e estético
O COLUN dedica um lugar de destaque para o desenvolvimento do ensino das linguagens. Por meio dos festivais de artes, feiras de línguas, shows, mostras artístiscas e culturais, a escola e a comunidade vibram com a energia, sensibilidade, vida, criatividade, expressão e conhecimento artístico e estético dos educandos que, mediante estudos e pesquisas, exercitam seu potencial criador por meio de diferentes expressões, técnicas e temas, de acordo com o estudo desenvolvido em cada ano letivo.
Olimpíadas esportivas e científicas mobilizando o conhecimento e estimulando a aprendizagem
Por meio dos jogos olímpicos escolares e das atividades dos laboratórios de inovação em tecnologias de ensino, de matemática e de observação astronômica, o COLUN tem proporcionado ações relacionadas às olimpíadas esportivas, de história, de matemática, de astronomia e astronáutica, que envolvem a comunidade estudantil e estimulam a aprendizagem em diferentes áreas.