O Colégio Técnico de Floriano (CTF), situado na microrregião do Sudoeste Piauiense, é uma Escola de Educação Profissional vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O CTF foi fundado em 1979, por meio da Resolução 01/79 e instituiu-se nos termos dos artigos 2º e 4º do Decreto-Lei no 22.470 de 20/01/1947 e disposições do Decreto-Lei no 9.693 de 20/08/1946. Transformado em Campus Amílcar Ferreira Sobral pelo Ato da Reitoria 322/95 de 6 de março de 1995, teve sua nomenclatura alterada de Colégio Agrícola de Floriano para Colégio Técnico de Floriano por meio da Portaria no 1.400, de 5 de dezembro de 2016.
Cumprimos uma importante função social, com uma vasta área de abrangência através de nosso cursos técnicos na modalidade presencial.
Além disso, ofertamos o ensino médio concomitante e os cursos na modalidade à distância semipresenciais:
-
Médio-Tec
-
agente comunitário de saúde
-
vigilância em saúde
-
rede de computadores e
-
manutenção e suporte em informática
-
-
UAPI
-
pedagogia,
-
matemática,
-
administração Pública,
-
inglês,
-
história e
-
geografia.
-
O CTF dispõe de um corpo docente qualificado e a nossa infra-estrutura permite que sejam desenvolvidas atividades e capacitações técnicas, pois disponibilizamos de 17 salas de aula, todas climatizadas e com projetores instados, 10 laboratórios (informática, solos, sanidade e reprodução animal, enfermagem, micro-biologia, produção textual e matemática), um auditório (com capacidade para 130 pessoas), uma biblioteca, cinco salas de coordenação, quatro salas de professores, um posto de saúde, um restaurante que oferece refeições gratuitas aos alunos, uma quadra de esportes, um campo de futebol e sistema de informação com vários microcomputadores ligados em rede e com acesso a internet (wireless e a cabo).
Contamos também com transporte escolar gratuito para os alunos e alojamento com capacidade máxima de 98 vagas, disponibilizadas para o público feminino e masculino.
Há ainda uma fazenda experimental com área total de 153 hectares, na qual está instalada nossa agroindústria, que beneficia produtos como: carnes (aves, caprinos, ovinos, peixes, suínos), leite, frutas e mel, e onde também são desenvolvidas práticas de piscicultura, apicultura, manejo sanitário e nutricional de caprinos, ovinos, suínos e bovinos de leite. Também são realizadas rotineiramente práticas relativas a biotecnologia da reprodução animal, tais como inseminação artificial, hipofisação de tambaquis e reversão sexual de tilápias. A Fazenda possui ainda área de fruteiras e outras cultivares anuais.
Corpo discente
Corpo docente
Corpo técnico-administrativo
1.250
matrículas ativas
44
professores
e professoras
23
servidores
e servidoras
Cursos ofertados
-
Ensino médio
-
Agropecuária (técnico integrado)
-
Informática (técnico integrado)
-
-
Ensino técnico
-
Agropecuária
-
Enfermagem
-
Informática
-
Gestão
Ricardo de Castro Ribeiro Santos
Diretor
Graduado (2001) em Administração de empresas e licenciado (2006) em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista em Gestão Empresarial (2004) pela UESPI, em Docência do Ensino Superior (2005) pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (FATEC) e em Matemática (2008) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Educação Agrícola (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Laurielson Chaves Alencar
Vice-diretor
Graduado (1998) em Engenharia Agronômica, especialista (2000) em Gestão Ambiental, mestre (2005) em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Zootecnia e Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: apicultura, cajucultura e elaboração de estudos ambientais (EIA/RIMA).
Gildásio Guedes Fernandes
Reitor
Viriato Campelo
Vice-reitor
Destaques
Jornada Acadêmica
A Jornada Acadêmica é um evento de cunho científico, de realização anual, que tem por objetivo reunir pensadores e interessados a fim de se discutir a realidade e o futuro do ensino básico, técnico e tecnológico nas modalidades presencial e a distância, tanto quanto promover a interação e a troca de experiências.