O professor Everaldo Farias, do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI/UFRPE), publicou artigo na Educar em Revista sobre como a Educação Ambiental (EA) está presente nas instituições de ensino. O artigo, A Educação Ambiental nos Microcontextos de Produção do currículo na escola, foi escrito juntamente com a professora Carmem Farias.
A principal motivação do estudo foi entender os microprocessos políticos responsáveis por incluir ou excluir a educação ambiental, nos currículos da educação básica.
O trabalho traz análises sobre a inserção da EA em microprocessos políticos, de produção do currículo, em duas escolas de ensino fundamental localizadas no estado de Pernambuco. Evidencia ainda a existência de microcontextos políticos interdependentes entre si que, em articulação, estabelecem os espaços e os modos de inserção da EA nas escolas.
Os dados também revelam que a educação ambiental foi inserida, nas duas escolas, em projetos didáticos associados aos temas transversais e aos conteúdos de componentes curriculares.
Cada escola apresentou particularidades na elaboração curricular e na forma de inserir a EA em suas práticas educativas. Contudo, um elemento comum aparece nos resultados, é a falta de referência às políticas curriculares nacionais de EA, nos textos e discursos escolares. De acordo com o pesquisador Everaldo Farias,
“Há um relativo descompasso nos macrocontextos do ciclo de produção de políticas de EA para a educação básica”
Para ler o artigo
Mais informações
Everaldo Nunes de Farias Filho: everaldo.farias@ufrpe.br.
Comentários