UFPB, Cofen e Funetec assinam contrato para 50 mil vagas, distribuídas em cinco cursos de especialização para técnicos de enfermagem, na Paraíba
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebrou na última segunda-feira (19) a assinatura de contrato com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) para a implantação do Programa Pós-técnico de Enfermagem/Cofen, com a execução do projeto sob a responsabilidade do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS).
O objeto do contrato trata-se da primeira especialização pós-técnica de nível médio em enfermagem do Cofen, no Brasil. Por meio do convênio a maior categoria profissional da enfermagem brasileira, quase 1,5 milhão de profissionais, terá acesso a 10 mil vagas por ano na especialização pós-técnico nível médio, que terá carga horária de 300 horas. O contrato prevê a oferta do Programa Pós-tec por 5 anos, totalizando 50 mil vagas para a capacitação ofertada e financiada pelo Cofen, e executada pela UFPB no formato a distância, com algumas atividades práticas presenciais.
A iniciativa busca qualificar os profissionais de nível médio com formação técnica em enfermagem para uma prática especializada, que contribua para a melhoria da assistência e a democratização do acesso à atualização profissional. O objetivo é que o programa produza efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribua com o aumento da autonomia da categoria, agregando qualidade, produtividade e competitividade ao trabalho dos técnicos de enfermagem na rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão oferecidos inicialmente 5 cursos de especialização técnica de nível médio em enfermagem em:
Cuidado do idoso na perspectiva de saúde coletiva,
Cuidados técnicos ao paciente crítico,
Cuidado crítico ao paciente neonatal,
Centro cirúrgico e instrumentação cirúrgica e
Urgência e emergência.
O valor global do convênio é de R$ 30 milhões, que serão geridos pela Funetec. A partir da assinatura do convênio o próximo passo será a seleção e capacitação da equipe que atuará no programa.
A 2ªvice-presidente do Condetuf, coordenadora do programa e diretora do CTP-ETS, Soraya Adriano, agradeceu ao Cofen pela confiança depositada na UFPB para a realização do Pós-Tec, que está sendo montado em articulação com todos os conselhos regionais de enfermagem. De acordo com a docente, por meio da articulação com a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e da Superintendência de Tecnologia da informação (STI), a UFPB já detém a patente de criação do modelo Moodle do Programa Pós-Tec que vai permitir a realização dos cursos pela internet.
Clique aqui para saber mais.
Comments